quinta-feira, 5 de março de 2009

Canadá: de onde veio essa idéia?

No segundo ano da Faculdade de Letras, fiquei enlouquecida com a ideia de morar fora do Brasil. No começo eu queria ir pros States, mas comecei a me informar sobre o Canadá e, sem mesmo nunca por os pés lá, me apaixonei. Até conheci dois parlamentares canadenses e o presidente de uma instituição de ensino de Vancouver numa palestra na USP. No começo eu queria ir pra ficar uns três meses pra conhecer e estudar. Foi quando uma amiga plantou uma sementinha na minha cabeça: a idéia de ir com meu marido (Ivan) pra morar, trabalhar e estudar, tudo legalmente, ou seja, com o visto de imigrante. Bem, como ainda tínhamos muita coisa pra fazer aqui (terminar as faculdades, por exemplo), a ideia ficou na espera, só nas conversas.
Em 2006 entrei num processo pra trabalhar na Disney e consegui. Embarquei no dia 28 de Novembro de 2006 e voltei no dia 02 de Fevereiro de 2007 (as minhas aventuras lá nos States ficaram registradas no Blog: http://tatik1.blogspot.com/). Quando voltei, achei que já tinha vivido a aventura de minha vida. Só tinha planos pra acertar minhas coisas no Brasil e viajar pro Canadá com o Ivan em 2009 (quando completamos 10 anos de casados!). Só que ele foi contaminado pela vontade de ir pro Canadá, não só pra visitar, mas pra morar e trabalhar. Conversamos muito e decidimos que agarraríamos a oportunidade quando ela surgisse.
Em Outubro de 2007 eu dei entrada no processo federal para o visto de residência permanente. Em Abril de 2008, o consulado solicitou os documentos, que enviei em Agosto de 2008. Desde então, estamos aguardado o pedido dos exames médicos. Espero que ainda este ano possamos iniciar as nossas "Jornadas Geladas".

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Tati,

Bom conhecer mais um casal que decidiu encarar o sonho de ir para o Canadá. Passarei a acompanhar o seu Blog.
Temos um grupo aqui no Rio que se reúne mensalmente com o objetivo de discutir o processo de imigração, trocar experiências e aliviar a ansiedade da espera sem fim pelo pedido de exames.
Teremos encontro neste final de semana na Barra, qualquer coisa me escreva.

Um abraço,

Daniel e Iris
http://revecanadien.wordpress.com

Our timeline

Federal Skilled Worker

03/10/2007: envio do formulário ao consulado
24/10/2007: início do processo conf. carta
29/11/2007: inclusão no sistema (e-CAS)
07/04/2008: solicitação dos documentos
07/08/2008: envio dos documentos
10/08/2009: atualização formulário e antecedentes
02/09/2009: pedido exames médicos
09/09/2009: exames feitos
02/10/2009: pedido dos passaportes
13/10/2009: recebimento dos passaportes com o visto
19/10/2009: chegada em Toronto


:::: Timelines - processo federal ::::