sábado, 30 de maio de 2009

Bye-bye Rio


Depois de praticamente um ano aqui no Rio e num momento em que eu estava acostumada com a minha vida aqui, me sentido mais adaptada e com mais amigos, estou indo embora. A minha mudança foi embora hoje, e eu irei na quarta-feira, dia 03. Eu achava que já estaria de partida para o Canadá agora em Junho e que iria ficar em Jundiaí só umas duas semanas pra me despedir... Mas apesar da demora em conseguir o visto, não estou triste nem ansiosa. Ao contrário, estou bastante tranquila, pois está sendo muito melhor assim. Já adiantamos algumas coisas, como a abertura de nossa conta no HSBC aqui e lá no Canadá e, o melhor de tudo, já estou me desfazendo das minhas coisas: algumas vendidas, outras dadas... Ou seja, as coisas mais complicadas estão praticamente resolvidas e quando o momento chegar, vai ser só pegar nossas quatro malinhas e daí... bye-bye Brasil!
Esta semana lí em um blog sobre como a condição de imigrante pode ser enriquecedora e em como podemos crescer pessoal e espiritualmente. Concordo plenamente e acho que mesmo antes, enquanto ainda estamos aqui no Brasil, já estamos crescendo, pois trabalhamos a paciência, a ansiedade, o desapego às coisas materiais, a arte de planejar e pesquisar, e principalmente, a persistência e a luta por aquilo que sonhamos.

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus" Rm 8:28

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Rio de Janeiro: sentirei saudades?

Como vou completar praticamente um ano aqui antes de ir embora, posso resumir o que vivi aqui como muito bom. Não vi tudo o que tinha pra ver e nem fiz tudo o que poderia ter feito, mas estou satisfeita. Ainda tenho um mês para ver e viver mais algumas coisas, mas já posso listar o que vou e o que não vou sentir falta.

Não vou sentir saudade: do trânsito caótico, da insegurança que sinto quando saio por aí, do lixo que fica nas calçadas, das enormes poças d'água na Av. das Américas depois de uma chuva, da loucura que é pegar um ônibus no ponto do Barra Shopping, de andar na calçada e ter que ficar desviando dos carros estacionados, de correr o risco de ser atropelada andando na faixa de pedestres (mesmo dentro do shopping), do calor do verão, dos pernilongos.

Vou sentir saudade: dos poucos amigos que fiz, de andar de bicibleta na praia da Barra, do mar, da academia, de morar em frente ao Barra Shopping, de comer um yogoberry, de ir ao cinema toda semana, de jogar vôlei, de fazer praticamente tudo sem sair da avenida onde moro.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Back to Jundiaí


Mudei para o Rio em junho de 2008 e acreditava que ficaria aqui só por um ano e que em junho de 2009 já estaríamos de partida para o Canadá... Bom, em junho estarei de partida, mas não pro Canadá e sim, de volta pra Jundiaí. Meu marido estava cansado do trabalho aqui (eu tb estava casada do trabalho dele, pois era só isso o que ele fazia: trabalhar, trabalhar e trabalhar), e então ele conseguiu um ótimo emprego em São Paulo. Na verdade ele já está lá trabalhando! Eu ainda estou aqui no Rio e ficarei aqui até o vencimento do contrato de aluguel, ou seja, até metade de junho. Continuo com minha rotina aqui, organizando a minha mudança e ao mesmo tempo pensando no Canadá e em como posso aproveitar esse momento para deixar as coisas ajeitadas para a nossa viagem, que espero que aconteça ainda este ano.

Our timeline

Federal Skilled Worker

03/10/2007: envio do formulário ao consulado
24/10/2007: início do processo conf. carta
29/11/2007: inclusão no sistema (e-CAS)
07/04/2008: solicitação dos documentos
07/08/2008: envio dos documentos
10/08/2009: atualização formulário e antecedentes
02/09/2009: pedido exames médicos
09/09/2009: exames feitos
02/10/2009: pedido dos passaportes
13/10/2009: recebimento dos passaportes com o visto
19/10/2009: chegada em Toronto


:::: Timelines - processo federal ::::